As cidades do Alto Tietê registraram, até o momento, 36 casos positivos da Monkeypox, mais conhecida com varíola dos macacos. As contaminações pelo vírus ocorreram em Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba. Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santa Isabel e Arujá. Os municípios confirmaram que há também 21 casos em investigação.

Mogi das Cruzes continua com seis casos confirmados e seis aguardando resultado de exames. De acordo com a Prefeitura, “todos os pacientes são adultos jovens, com situações estáveis e orientados pelo isolamento domiciliar até total recuperação”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, até o momento, foram registrados nove casos positivos de varíola dos macacos no município, sendo uma mulher (de 40 anos) e oito homens (de 27, 28, 29, 29, 34, 34, 39 e 41 anos). Quatro pessoas já se recuperaram e cinco seguem em isolamento domiciliar com quadro clínico bom. Há também três casos em investigação.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, até o momento, foram confirmados 14 casos de Monkeypox, no município. Todos adultos jovens. A Pasta contabiliza outros cinco já curados, 23 casos descartados e 12 em análise, que apresentaram sintomas leves como febrícula e pequenas manchas no corpo. Os casos são atendidos na rede de saúde municipal em conjunto com os serviços de referência da Secretaria de Estado da Saúde.

Ferraz de Vasconcelos registrou três casos de varíola do macaco. Segundo a Prefeitura, os pacientes têm 29, 30 e 41 anos. Todos em bom estado geral, sendo monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência no domicílio.
Poá registrou mais um caso positivo no município. De acordo com a Prefeitura, o paciente é um homem, de 24 anos. O caso está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde.
Com este novo caso, Poá tem dois casos confirmados de Monkeypox.

Santa Isabel registrou um caso de varíola do macaco. Segundo a Prefeitura, o paciente é um homem de 42 anos, que se encontra estável e está sendo acompanhado pela equipe de Saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Arujá registrou um caso da doença.