Mogi - O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação começará hoje, a partir das 8 horas, às ações do Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE). A primeira escola a receber a iniciativa, realizada em parceria com o Núcleo de Avaliação Física (NAF) da Secretaria de Esporte e Lazer, será a Escola Municipal Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo.

Nutricionistas, supervisoras do DAE, estagiários e outros profissionais farão a avaliação. Os profissionais irão aferir o peso, altura dos alunos, se os mesmos possuem restrições alimentares (dietas especiais), com atenção especial para os casos de obesidade e o nível de atividade física das crianças. O objetivo do programa é traçar o estado nutricional dos alunos e a partir do levantamento do Índice de Massa Corporal (IMC), identificar casos de sobrepeso e baixo peso.

As escolas que fazem parte do programa são as Escolas de Tempo Integral, foco inicial do programa. A próxima escola a ser atendida será a EM Prof. Adolfo Martini, na Vila Industrial, na sexta-feira. Na próxima semana serão mais duas escolas: a EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa, no dia 24, e a EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson da Silva, no dia 26.

Com base nos resultados da avaliação nas escolas, o departamento irá orientar os pais e responsáveis para que seja feito o acompanhamento junto à Secretaria de Saúde, se for necessário. O programa é uma continuidade da avaliação nutricional feita em 2021 pelo aplicativo Educa Mogi, em que foram ouvidos cerca de 7,2 mil pais ou responsáveis por alunos.