Mogi - A Prefeitura emitiu nesta semana um decreto municipal que flexibiliza a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados a partir do dia 1º de setembro. A medida impacta, principalmente, as escolas e estabelecimentos de ensino do município. O decreto foi assinado na última quinta-feira pelo prefeito Caio Cunha (Pode) e pelo secretário municipal Rubens Pedro de Oliveira (Governo).
A medida leva em consideração fatores como o avanço da vacinação contra a Covid-19; a situação atual da pandemia no município com a redução de óbitos, casos confirmados e internações; as diretrizes do governo do Estado e a decisão do Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas.
Segundo o decreto, está dispensada a obrigatoriedade do uso de máscara facial cobrindo nariz e boca em ambientes abertos e fechados na cidade, excetuando-se locais destinados à prestação de serviços de saúde e meios de transporte coletivo, bem como estações de embarque e desembarque de passageiros.
A administração municipal reitera que as medidas apenas valerão a partir do início de setembro, e que ainda será obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados. O decreto reforça que permanece em vigor a obrigatoriedade do cumprimento dos demais protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo, e que as medidas no decreto poderão ser reconsideradas conforme a situação epidemiológica frente à Covid-19.
Escolas
Um dos pontos que poderá ter impacto é na rede de ensino, com as concentrações de alunos durante o período letivo. Questionada, a Prefeitura reforçou que a faixa etária de 12 a 17 anos conta com mais de 100% de cobertura vacinal para primeira dose, e 98,5% para as duas doses; na faixa de cinco a 11 anos, os índices estariam em 91% para a primeira dose e 68% para as duas doses. "Na faixa de três e quatro anos, a vacinação é de 8% de primeira dose", informou a Secretaria de Saúde de Mogi.
Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 na cidade segue ativa, com doses básicas e de reforço disponíveis mediante agendamento na plataforma Clique Vacina, disponível na página da Prefeitura na internet - https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, a cidade contabiliza oficialmente 66.590 casos confirmados e 1.870 mortes causadas pela Covid-19, além de 776 pessoas ativamente com a doença no município.