Região- Sete das dez cidades do Alto Tietê já registraram ao menos um caso positivo da Monkeypox, mais conhecida com varíola dos macacos. Ao todo, 30 casos foram confirmados em Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá. Arujá e Santa Isabel. Há ainda 27 casos suspeitos em investigação.

A Prefeitura de Mogi informou que, por enquanto, o município está com seis casos confirmados e outros seis aguardando resultados de exames. Todos os pacientes são adultos jovens, estáveis e orientados pelo isolamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que já houve 33 notificações relacionadas à varíola dos macacos na cidade, sendo oito casos confirmados (dos quais três já estão curados e cinco seguem em isolamento domiciliar, evoluindo bem), 17 descartados e oito em investigação.

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que até o momento foram confirmados nove casos da Monkeypox no município. Todos adultos jovens e três já curados. A Pasta contabiliza outros 18 casos descartados e 13 em análise, que apresentaram sintomas leves como febrícula e pequenas manchas no corpo.

Poá tem um caso de varíola dos macacos. O registro foi no início do mês. Segundo a Administração Municipal, trata-se de um homem de 33 anos, residente do bairro Jardim Santa Helena. O paciente está bem e foi acompanhado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

De acordo com a Prefeitura, Arujá tem um caso confirmado até o momento e mais um caso em análise.

A administração Municipal informou que Santa Isabel registrou um caso de varíola do macaco, que é um homem de 42 anos, que se encontra estável e está sendo acompanhado pela equipe de Saúde.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou mais três casos do vírus Monkeypox em Ferraz de Vasconcelos. Além dos nove casos confirmados pela Prefeitura de Itaquá, a SES, registrou mais um caso confirmado no município, totalizando 10 positivos.