Mogi- A Secretaria Municipal de Assistência Social está com chamamento público aberto para a seleção de organização da sociedade civil que operacionalize e implante no município o programa Prospera Família. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo e visa oferecer mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional, principalmente às mulheres chefes de famílias monoparentais com filhos na primeira infância. As beneficiárias do programa participam de um ciclo de formação pessoal, em empreendedorismo e geração de renda, com objetivo de inclusão produtiva e mobilidade social.

Trata-se de uma ação inédita na cidade, que oferece suporte às famílias monoparentais em situação de pobreza e extrema pobreza. Conforme levantamento da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, existem na cidade 8.577 famílias nessa situação, com filhos entre zero e seis anos. A meta é que o novo serviço faça, a princípio, o acompanhamento de 1.040 pessoas dentro do perfil apontado, distribuidas por 13 turmas, com 80 vagas cada.

Como apontado pelas equipes da Secretaria, a perda de renda das famílias, sobretudo no trabalho informal, contribuiu para o aumento das vulnerabilidades sociais. O programa, portanto, seria relevante para esse contexto, pois contribui para a potencialização de habilidades empreendedoras e incentiva a autonomia e a qualidade de vida das famílias.

As organizações sociais aptas e interessadas na prestação do serviço devem participar, amanhã de uma audiência pública que acontecerá na Casa dos Conselhos, na rua Francisco Franco, 133, no Centro.