Mogi - O acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, que estava sendo realizado de forma ininterrupta desde o dia 21 de maio, deixará de funcionar diariamente e, a partir de agora, voltará a atender exclusivamente nas semanas e dias de frio mais intenso. A decisão foi tomada tendo em vista a disponibilidade de vagas nos acolhimentos institucionais permanentes, as temperaturas mais amenas e também a logística envolvida na manutenção da estrutura.

Atualmente, pouco mais de um quarto do total de vagas disponibibilizadas nos abrigos permanentes estão disponíveis. São 176 vagas no total e, dessas, 47 estão desocupadas. Vale lembrar que, das 176, 20 são vagas adicionais e rotativas, disponibilizadas a partir de maio, quando a Secretaria de Assistência Social deu início à Operação Inverno, para reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua. Eram, até então, 156 vagas.

As equipes de abordagem, que normalmente atuam das 8 horas às 20 horas, estão trabalhando diariamente das 7 horas até as 22 horas ou 23 horas, conforme necessidade. As equipes atuam em locais previamente mapeados e também a partir de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 97096-0923. A unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar. Lá, as pessoas são recepcionadas, cadastradas e podem tomar banho, trocar de roupa e ser encaminhadas para alimentação no Bom Prato. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4796-3862 ou 4790-1244.