Mogi - A Câmara Municipal, na sessão de ontem, aprovou o Projeto de Lei 84/2022, que muda para Avenida Comendador Fumio Horii a atual Avenida das Orquídeas, que liga Mogi das Cruzes e Suzano. A iniciativa foi do vereador Zé Luiz (PSDB). A avenida tem início no Viaduto Prof. Argeu Batalha e término no Rio Jundiaí, no bairro Vila Socorro Velho.
O autor do projeto destacou seu respeito pelo concurso realizado entre os estudantes, que resultou na escolha do nome original da via. Entretanto, segundo o vereador, o contexto mudou e, com o falecimento do senhor Fumio Horii e a comemoração do centenário da imigração japonesa, tornou-se oportuno formalizar através de lei a nomeação da avenida que só existe graças ao empenho dedicado em vida pelo empresário.
O projeto recebeu voto contrário da vereadora Inês Paz (PSOL). "Acho válido e concordo plenamente com a homenagem ao senhor Fumio Horii, mas tem uma história vinculada ao nome da avenida que foi escolhido democraticamente e à época provocou uma intensa mobilização entre os estudantes da rede pública de ensino. Acho importante que permaneça o nome avenida das Orquídeas e que a homenagem devida ao senhor Fumio Horii seja feita em outro patrimônio, rua ou até na nomenclatura do bairro", declarou a pessolista.
A discussão do projeto mobilizou homenagens e referências por dos vereadores Clodoaldo de Moraes (PL), Policial Maurino (PODE), Pedro Komura (PSDB), Francimário Vieira, o Farofa (PL), Edson Santos (PSD), Maurinho do Despachante (PSDB), às diversas contribuições deixadas pelo empresário Fumio Horii para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Edu Ota (PODE), em nome dos alunos da rede municipal de ensino que participaram do concurso, solicitou à família Horii a doação de um terreno para a construção de uma pista de atletismo; Otto Rezende (PSD), a doação de outro terreno para a construção de uma pista de kart, e Mauro Yokoyama (PL), que entre os empreendimentos imobiliários que estão sendo construídos no entorno da avenida, seja feito um orquidário.
Para o presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), a iniciativa representou uma justa, merecida e necessária homenagem da família e da cidade ao comendador. "Sabemos o quanto aquela região tem se desenvolvido e o concurso que houve agora será lembrado através do bairro Vila das Orquídeas. Não é desrespeito nenhum e será devidamente honrado", afirmou Furlan.
Fumio Horii nasceu em Hiroshima, no Japão, em 1933. Migrou com a família para o Brasil, e em 1952, mudou-se com a família para Mogi. Casou-se em 1957 com Fussako Morikawa Horii, com quem teve cinco filhos. Atuou nos segmentos da agricultura, mineração e hotelaria.
Projetos
Os parlamentares também aprovaram a alteração do nome da Rua Vinte e Três para Rua Itamar Vicente de Paula, em César de Souza. Também foram aprovados votos de aplausos e congratulações para a artista Ana Maria Barbosa pelos 50 anos de carreira em arte de porcelana e tela, e à Primeira Igreja Batista de Mogi pelos seus 111 anos.