Região - Devido ao feriado da Paixão de Cristo, celebrado hoje, prefeituras e repartições públicas de Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá, suspenderam suas atividades e retornarão segunda-feira. Os Paços de Poá e Itaquá estão fechados deste ontem.
Saúde
Em Mogi, os Centros de Atendimento para Síndrome Gripal da Vila Suíssa e Alto Ipiranga, assim como as demais unidades básicas, fecharam ontem após o expediente e retornarão na segunda-feira. Os outros serviços da saúde como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Referência do Coronavírus, unidade 24 horas do Jardim Universo, Pró-Criança e a Cure 192 funcionarão de maneira normal.
O Pronto-Socorro Municipal (PS) e o Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras, em Suzano, o PA Guido Guida em Poá, os equipamentos de saúde 24 horas de Itaquá e a Unidade de Pronto Atendimento e Santa Casa de Santa Isabel manterão o funcionamento. Os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todas as cidades consultadas prestarão o mesmo serviço de dias úteis.
Enquanto as campanhas de vacinação retornam segunda-feira em Poá, no sábado, as unidades básicas de Itaquá, com exceção da Josely, Maragogipe e Caiuby, estarão abertas para prestar atendimento à população. Neste dia será iniciada a aplicação da quarta dose em idosos com 60 anos ou mais.
Lazer
Os parques municipais de Mogi (Parque da Cidade, Centenário e Leon Feffer) permanecem com o mesmo horário de funcionamento, das 7 às 17 horas, sendo proibido o uso de churrasqueiras e de bebidas alcoólicas nos três espaços. O Parque Municipal Max Feffer, em Suzano, funcionará das 6 às 18 horas. Os pontos turísticos de Guararema estarão abertos para visitação, os horários de funcionamento das atrações estarão disponíveis no site da prefeitura.
Em Itaquá, às 18h30 de hoje, ocorre, na praça Padre João Álvares, no centro, em frente a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, após a procissão, a encenação da Paixão de Cristo. Os motoristas devem ficar atentos pois algumas ruas serão interditadas.
A rua da igreja será interditada hoje, ao meio-dia, por conta da apresentação, já a rua Capitão José Leite, a avenida Emancipação e a rua Sebastião Ferreira dos Santos serão interditadas às 17 horas para a procissão. No Jardim Luciana, as ruas que ficam no entorno da Paróquia Nossa Senhora das Graças foram parcialmente interditadas na quarta-feira e voltarão a ficar fechadas hoje e domingo para a procissão.
Segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil de Poá segue em operação, já as de As GCMs de Mogi e Suzano funcionarão normalmente. O Departamento de Fiscalização de Posturas de Mogi também prestará serviço remotamente. Em Santa Isabel os Agentes de Fiscalização de Trânsito e Agentes de Fiscalização Urbana e de Meio Ambiente estarão à disposição da sociedade.
Outros serviços
Os serviços de coleta de lixo, velórios e cemitérios e varrição de ruas funcionarão normalmente, assim como as feiras livres, Em Suzano, as feiras programadas também serão realizadas.
Em Mogi o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115. Nas demais cidades atendidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as agências de atendimento ao cliente não estarão abertas, portanto a Central de Atendimento remota funcionará 24 horas, hoje e amanhã, pelo telefone 0800-0550195.
*Texto supervisionado pelo editor.