Suzano - Vereadores voltaram a cobrar, na sessão de quarta-feira, soluções para transtornos enfrentados por moradores da estrada do Areião, no Monte Sion, devido à atuação da MRS Logística. Eles destacaram que a concessionária do transporte de carga na linha férrea danificada o asfalto da via e que o descarregamento de minério de ferro acarreta em problemas respiratórios para quem reside no local.

André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, lembrou que já havia solicitado soluções para esses problemas em maio, quando falou sobre o assunto na Casa de Leis e pediu informações à Secretaria de Meio Ambiente. "O asfalto foi concluído e hoje está completamente danificado pelos mesmos caminhões. Não existe fiscalização adequada no local. Não há residência que não tenha pessoas com problema respiratório ou de alergia", afirmou.

O vereador Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, informou que pediu à empresa Tora Logística e à Secretaria de Planejamento Urbano documentos sobre o impacto. "Eles começaram a operar com minério de ferro. Fizeram a mudança e não apresentaram a documentação de estudo de impacto de vizinhança", disse.

Criação de comissão

Gerice Lione (PL) disse que já fez solicitações de informações sobre o assunto e se colocou à disposição para contribuir com os moradores. Já Denis Claudio da Silva (DEM) completou que fez requerimento solicitando informações sobre a pavimentação da estrada do Areião. O vereador Jaime Siunte (PSDB) sugeriu que seja criada uma comissão de vereadores para acompanhar o assunto e fazer com que leis existentes sejam aplicadas.