Cerca de 300 mil alunos devem iniciar o ano letivo no Alto Tietê entre a próxima segunda-feira (26) e 9 de fevereiro. O número reúne 147.125 alunos matriculados nas redes municipais de Poá, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Biritiba Mirim, conforme levantamento do Grupo Mogi News, além de mais de 146,5 mil alunos da rede estadual, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O primeiro retorno na região está previsto para Poá, na próxima segunda-feira (26). Segundo a Prefeitura, 13,6 mil alunos estão matriculados nas unidades de ensino. A administração municipal informou que os kits de material escolar e uniformes serão distribuídos na primeira semana de aula.

Já nas demais cidades a volta às aulas será em fevereiro, começando por Itaquaquecetuba e Suzano, que retornam no próximo dia 5 (quinta-feira). Em Itaquá, são 38.062 alunos matriculados, e em 25.480, segundo as administrações municipais. A Prefeitura de Suzano destacou que as matrículas nas escolas e as inscrições para creches seguem abertas à população.

Já no dia 6 de fevereiro está programado o retorno das aulas em Mogi das Cruzes, que possui 44.400 alunos matriculados – o maior número na região. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o total de estudantes pode sofrer alterações até o início do ano letivo, pois a pasta está em processo de efetivação das matrículas.

Já na segunda-feira seguinte, 9 de fevereiro, Ferraz de Vasconcelos e Guararema retomam as aulas. A primeira cidade divulgou que atende 19 mil alunos matriculados em 67 unidades escolares, e na segunda, são 3.583 estudantes. O material escolar e uniformes serão distribuídos no retorno em Guararema, que também deve iniciar as obras de revitalização do prédio da Escola Municipal "Renata Campagnoli de Oliveira", no bairro Itapema, entregar um novo prédio escolar no bairro Nogueira, e iniciar as obras para uma outra unidade no Jardim Dulce.

Por fim, a Prefeitura de Biritiba Mirim informou que a rede municipal atende cerca de 3 mil alunos matriculados, mas que a data de retorno ainda não foi definida.

Estado

Na rede estadual, o início do ano letivo está previsto para o dia 2 de fevereiro (segunda-feira), abrangendo mais de 146,5 mil alunos matriculados na região, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encerramento do primeiro semestre será em 6 de julho, e as férias do meio do ano estão agendadas entre 7 e 23 de julho. A partir de 24 de julho, os alunos voltam às aulas para o segundo semestre. Segundo a secretaria, quem já estava na rede paulista em 2025 tem a vaga garantida e renovada automaticamente para este ano.