O século XXI traz como desafio para gestores públicos e para a população não apenas sobreviver à encruzilhada ambiental e econômica, mas viver com qualidade de vida, com equidade em oportunidades, e com a acessibilidade para utilizar equipamentos, serviços e eventos voltados para a melhoria da qualidade de vida.

A inauguração da unidade temporária do Sesc em Mogi das Cruzes, programada para hoje, atende o antigo desejo da comunidade por mais equipamentos e programações - um desejo em duas vias, segundo manifestado pela própria entidade, que almeja firmar parcerias não apenas com o poder público, mas com a comunidade e os artistas para uma convivência duradoura e produtiva.

A única coisa que falta, não apenas para o Sesc-Mogi, mas para todos os equipamentos culturais e desportivos no Alto Tietê, é "chegar lá", o acesso. Na prática, todas as cidades possuem investimentos em equipamentos como centros culturais, parques, teatros e afins. Com uma agenda coordenada, um morador da região pode desfrutar ampla e gratuitamente de tudo o que é oferecido. No entanto, o tempo e as dificuldades no deslocamento acabam por tirar, na maioria dos casos, grande parte do público.

A instalação do Sesc em uma distância relativamente curta da Estação Estudantes, na prática, pode vir a se tornar uma espada de dois gumes: enquanto vem para facilitar o acesso àqueles que utilizam do transporte público, a falta de vagas e a limitação da área do centro para novas vagas de estacionamento poderá representar um empecilho no futuro para grandes eventos, caso o poder público e a entidade não se atenham a esta questão. No entanto, é fundamental frisar: este dilema não é exclusivo do novo equipamento, mas de todos os parques, teatros, centros culturais e instalações no Alto Tietê.

Cultura e lazer de qualidade e de fácil acesso são pilares de uma saúde mental adequada - algo tão valioso e cobiçado atualmente. Governantes e entidades da sociedade civil trabalham e se esforçam em disponibilizar estes pontos que agregam e promovem arte, cultura, esporte e entretenimento. Agora, só falta chegarmos nestes locais.