Mogi - A Prefeitura confirmou ontem, em seu Diário Oficial, a recondução de Zeno Morrone Júnior ao cargo de secretário de Saúde do município, depois de cinco meses fora por questões burocráticas.
A confirmação veio por meio da portaria 1.021/2021, de 6 de outubro e confirmada nesta semana. Nela, o prefeito Caio Cunha (Pode) nomeia Zeno Morrone para o cargo de secretário de Saúde.
Morrone assumiu o cargo pela primeira vez em 26 de abril, após a exoneração do antigo secretário Henrique Naufel, que foi apontado pelo Ministério Público como em situação irregular por administrar doses da vacina contra coronavírus (Covid-19) em membros da Secretaria Municipal de Saúde que não estavam atuando diretamente no combate à pandemia, no início deste ano.
No entanto, Morrone foi exonerado em 14 de abril, após a detecção de incompatibilidades entre sua antiga função na Polícia Científica do Estado de São Paulo, no setor de medicina legal, e a assunção do cargo. Desde então, o cargo vinha sendo ocupado de maneira interina pela gestora da Saúde Andreia Godoy.
A expectativa é de que o novo secretário venha a abordar temas sensíveis na Saúde, como as novas diretrizes da administração municipal no combate à pandemia do novo coronavírus com os novos desdobramentos, como a redução gradual de leitos em hospitais e a gestão do sistema municipal de Saúde.
Esta é a mais recente mudança do gabinete do prefeito Caio Cunha em seu primeiro ano de gestão. Desde janeiro foram mudados o secretário-adjunto de Esportes, Reinaldo Barreiros, a secretária de Educação Rose Tonete, além das duas mudanças na pasta da Saúde. Houve também a nomeação, em março, do titular de Esportes, Ewerton Komatsubara - nomeação que vinha sendo aguardada desde a transição. (A.D.)