Compartilhe
O prefeito eleito Caio Cunha (Pode) toma posse do cargo amanhã, na Câmara Municipal, em cerimônia reduzida, por conta da pandemia de Covid-19. Ao contrário do que ocorre tradicionalmente a cada quatro anos, quando o evento conta com a presença de familiares, amigos, representantes da sociedade civil organizada e cidadãos, a solenidade de posse desta vez contará apenas com a presença do prefeito, da vice - Priscila Yamagami (Pode) - e dos 23 vereadores da próxima legislatura.
A cerimônia será às 15 horas, no plenário da Câmara e contará com o auxílio de cinco funcionários do Legislativo - dois da copa, um do som, um de vigilância, um de fotografia - e o cinegrafista da TV Câmara.
Logo após a solenidade para a posse de Cunha, a Câmara realiza sua primeira sessão do ano, na qual o ponto central é a escolha do presidente da Casa para 2021. Nesta semana, PL e PSDB anunciaram apoio ao vereador Otto Rezende (PSD), o que praticamente o coloca como principal nome para assumir o Legislativo. As bancadas, que contam com quatro vereadores cada, haviam se lançado como principais pretendentes ao cargo, entretanto, com a manutenção do mandato do presidente por apenas um ano (e não para o biênio como chegou a ser proposto), os partidos decidiram apoiar o parlamentar do PSD.
Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, as sessões de instalação e de eleição da Mesa serão presididas pelo parlamentar mais votado nas eleições de 15 de novembro. Na oportunidade, a responsabilidade ficará com o vereador eleito Marcelo Porfirio da Silva (PSDB), o Marcelo Braz do Sacolão.
Com o anúncio de mais três secretários na última terça-feira, Cunha começará seu mandato restando apenas a divulgação dos nomes da Secretaria de Esporte e das duas Pastas que serão criadas pelo prefeito eleito: Sustentabilidade e Inovação (que englobará boa parte das funções da atual Secretaria de Verde e Meio Ambiente, que será extinta) e a de Transparência e Participação. Desde o início, o futuro chefe do Executivo já dizia que sua intenção era anunciar os secretários responsáveis pelas novas Pastas apenas após a sua criação, que ocorre por meio de projetos de lei aprovados na Câmara.
Alto Tietê
A solenidade de posse também ocorre amanhã nos outros municípios do Alto Tietê. Na região, apenas dois prefeitos se reelegeram: Vanderlon Oliveira Gomes (PL), em Salesópolis, e Rodrigo Ashiuchi (PL), em Suzano.
Assumem o posto de prefeito pelos próximos quatro anos, além de Caio Cunha em Mogi, Luís Camargo (PSD), em Arujá; Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho, em Biritiba Mirim; Priscila Gambale (PSD), em Ferraz de Vasconcelos; José Luiz Eroles Freire (PL), em Guararema; Eduardo Boigues (PP), em Itaquaquecetuba; Marcia Bin (PSDB), em Poá; e Carlos Chinchilla (PSL), em Santa Isabel. (F.A.)
Cidades
Prefeitura inaugura no sábado complexo de saúde mais moderno da região
Cidades
Fatec e hemodiálise do HRAT serão entregues nesta sexta-feira (8) em Suzano
Cidades
Poá deve ganhar novo parque inclusivo com atividades socioeducativas
Cidades
Escola do Legislativo de Arujá realiza Oficina de Projetos para alunos do município
Cidades
Saúde de Itaquá realiza mais de 5,6 mil vasectomias e avança no uso de DIU