A Campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite termina amanhã e Mogi das Cruzes está longe de atingir a meta de doses para combater a paralisia infantil. Desde o dia 5 de outubro, data em que a campanha teve início, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou apenas 8.602 crianças, o que representa uma adesão de apenas 37,39% da meta. 
Os objetivos da campanha são garantir a imunização coletiva contra a paralisia infantil em crianças menores de 5 anos e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade básica de saúde, das 8 horas às 16h30, com a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. A vacinação é importante para que o vírus da paralisia infantil se mantenha erradicado e não haja um novo surto da doença.
Entre as cidades mais populosas da região, Mogi fica atrás apenas de Poá, com apenas 31,5% da meta atingida. No município, somente 1.904 das 6.034 crianças esperadas haviam se vacinado.
O melhor índice foi registrado em Suzano, com 17.090 imunizações, o que corresponde a 95% da meta da cidade. Ferraz de Vasconcelos tem um percentual semelhante, atingindo 94% da meta. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, órgão vinculado a Secretaria de Saúde da cidade, foram vacinadas 9.989 crianças, sendo que a meta é imunizar 10.609. Itaquaquecetuba não forneceu informações sobre as campanhas até o fechamento desta edição.
Multivacinação
A campanha termina amanhã na região, devido ao ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público na sexta-feira.
Além da imunização contra a paralisia infantil, o calendário inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, como BCG (tuberculose), rotavírus (diarréia), pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib), pneumocócica, meningocócica, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais), febre amarela, varicela e hepatite A.
Neste ano passou a integrar o calendário a Meningo ACWY, já incluída na campanha atual. A vacina protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.