O programa Emprega Mogi Digital já recebeu 7,3 mil cadastros desde a sua criação, em 20 de julho. O programa faz parte do Plano de Retomada Econômica, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, para ajudar o município a superar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. O serviço on-line permite que os interessados se candidatem às vagas de emprego, por meio digital.
Apesar da inovação ter surgido no contexto da pandemia, a diretora do Emprega Mogi, Gláucia Coutinho, estima que a solução digital será permanente e continuará mesmo após o final das atuais restrições sociais. Além disso, a possibilidade do cadastro pela internet sem precisar se deslocar até uma base do programa, poupa tempo e dinheiro. "Sem emprego, as pessoas se encontram em uma situação financeira muito vulnerável e, as vezes, não possuem condições para se deslocar até uma de nossas unidades", declarou.
Com o objetivo de expandir ainda mais as possibilidades de contratação, a plataforma passou a oferecer um padrão pronto de currículo, o qual os usuários podem preencher e depois entregar em empresas que estejam ofertando vagas de emprego. "Muitas vezes, a pessoa tem dúvidas sobre como fazer o currículo corretamente e qual modelo seguir, agora, há a opção de preencher os dados no site e gerar o documento por meio da plataforma; depois é só imprimir", completou.
O serviço de contratação disponibilizado pela Prefeitura vem em um momento que o município enfrenta uma grande perda de empregos. Conforme dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e informado pelo Mogi News na quarta-feira passada, no primeiro semestre deste ano, Mogi perdeu 4.358 postos de trabalho com carteira assinada - pior resultado para o período desde o início da série do Ministério da Economia, criada 2007.
O programa
Até 27 de julho, o Emprega Mogi estava com 82 vagas abertas, com oportunidades destinadas para todos os níveis de escolaridade, desde o Ensino Fundamental até o Superior. Também com o propósito de amenizar os impactos do fechamento dos postos de trabalho, no começo de julho o prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu com representantes da empresa Neobpo, que atua na área de atendimento a clientes, especialista em Customer Experience e soluções tecnológicas, e negociou a abertura de 400 vagas da empresa na cidade, que estão sendo selecionadas em parceria com o programa Emprega Mogi.
O endereço do Emprega Digital é o www.mogidascruzes.sp.gov.br/empregamogidigital e os telefones para mais informações são o 4699-1900, 4699-2784 e 4798-6315, além do WhatsApp 97422-4273.
*Texto supervisionado pelo editor.