O município de Mogi das Cruzes é o que mais possui notificações de coronavírus dentre as demais cidades que compõem o Alto Tietê, com o total de três suspeitas. Uma delas é de uma mulher de 31 anos que retornou na semana passada de viagem para Portugal e Espanha. O resultado dos exames deve ficar pronto ainda nesta semana.
Os outros dois pertencem a um casal (homem de 28 anos e mulher de 26) que viajou por vários pontos da Europa. Ambos apresentaram problemas respiratórios, febre, e estão em monitoramento com orientação para isolamento domiciliar. Na sequência está o município de Poá, com dois casos recentes.
De acordo com a prefeitura poaense, os pacientes estão em isolamento domiciliar e a equipe da Saúde segue com o monitoramento direcionado para ambos. Um deles teve o primeiro atendimento no Hospital Ipiranga de Mogi das Cruzes e o outro no Hospital Geral de Guarulhos. Embora solicitadas, as informações sobre os pacientes não foram divulgadas pela prefeitura.
Já em Suzano, mesmo após descartar três casos suspeitos na semana passada, uma nova notificação da doença foi registrada anteontem. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a paciente é uma mulher de 25 anos que chegou da Itália.
Ela também procurou o Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi, onde teve material coletado para exames no Instituto Adolfo Lutz. Por fim, em Salesópolis também existe um caso suspeito de coronavírus que está sob o aguardo do exame médicos.
Em todo o Estado já são 19 casos confirmados do coronavírus. Destes, 18 residem na capital e um em Santana do Parnaíba. Os três novos casos têm histórico de viagem à Inglaterra, EUA e um se infectou a partir de contato com pessoa com o vírus.
*Texto supervisionado pelo editor.