Para melhorar o conforto e a qualidade do atendimento prestado à população, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá a reforma e revitalização de 12 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade. No total, serão investidos R$ 3,9 milhões em obras de ampliações, adequações, manutenções e pinturas internas e externas.
Os trabalhos já começaram no Posto de Saúde Nova Jundiapeba e estão programados para outras 11 unidades: Biritiba Ussu, Taiaçupeba, Vila Suíssa, Nova Aparecida, Vila Natal, Vila da Prata, Jardim Santa Tereza, Jardim Camila, Vila Jundiaí, Mineração e Vila Moraes.
"As obras são planejadas de acordo com as demandas locais. Biritiba Ussu e Taiçupeba, por exemplo, serão adequados para receber equipes de Agentes Comunitários de Saúde", explica a secretária municipal de Saúde, Rosângela Cunha. A atuação dos ACSs visa ampliar e qualificar os atendimentos em locais mais distantes, com visitas às residências para orientação das famílias sobre cuidados, tratamentos ou marcação de consultas.
No Posto de Saúde Nova Jundiapeba, as obras incluem serviços de manutenção, pintura completa e ampliação de espaços físicos para criação de salas separadas para procedimentos como curativo, vacina e palestras. Para execução dos serviços, que estão sendo realizados por empresa especializada, os atendimentos foram transferidos para duas unidades próximas ao local: Unica (rua Professora Lucinda Bastos, 1.790) e PA 24h Jundiapeba (rua Vereador Nito Sona, 1.745).
As reformas e revitalizações foram apresentados pelo prefeito Marcus Melo na última semana, durante evento que mostrou detalhes do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para 2020. "Esses serviços serão executados com recursos provenientes de emendas parlamentares", explicou.
Além das 12 unidades de saúde, os trabalhos incluem, ainda, a reforma e ampliação do Centro de Bem Estar Animal, localizado em Cezar de Souza. Outros benefícios previstos serão melhorias no fluxo interno de atendimento, implantação de coberturas de policarbonato, criação de nova identidade visual e a implementação de padrões de organização e arrumação, garantindo mais comodidade aos pacientes.