Mesmo com a ação do Grupo Armado de Repreensão a Roubos e Assaltos (Garra) da Polícia Civil, de coibir os pancadões em pontos da região, moradores e comerciantes da rua Pirajú, no bairro Jardim Monte Belo, em Itaquaquecetuba, ainda se queixam das festas que acontecem ao ar livre. Segundo relatos, os encontros ainda continuam no bairro, onde música alta, bebida e consumo de drogas ilícitas causam preocupação para aqueles que transitam pelo local.
Segundo um comerciante que não quis se identificar, já foram realizadas petições junto à prefeitura para que inibissem os pancadões. De acordo com ele, mesmo com a ação da polícia há cerca de duas semanas, os fluxos continuam atrapalhando o movimento no seu estabelecimento.
Outro morador afirma que nessas festas é comum se ver casos de agressões e consumo de drogas. Ele relata que mesmo após a presença da polícia no bairro, os pancadões ainda acontecem, como o que aconteceu no último domingo, entre as ruas Pirajú e Piracicaba.
Um gerente de um estabelecimento no local contou à reportagem que no último domingo, pessoas que estavam na festa ao ar livre tentaram entrar no comércio para usar o banheiro, espantando os clientes que já estavam no bar. Após isso, eles iniciaram o consumo de drogas na porta do local, gerando desconforto e obrigando o lugar encerrar o expediente.
Segundo o delegado do Garra, Eduardo Boigues, a prefeitura de Itaquá autorizou a interdição da rua Pirajú devido a uma inauguração de um bar no local. "Como o poder público permitiu o fechamento da via, não conseguimos adentrar no pancadão devido ao grande número de pessoas que lá estavam. Já que a prefeitura permitiu o uso da via para tal evento, é de competência dela tomar medidas de prevenção e de segurança para que esses pancadões não aconteçam".
Em nota, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que não realiza a autorização de pancadões e que este tipo de festa, sem a devida participação dos comerciantes da área, são de responsabilidade das Polícias Civil e Militar. Em relação ao caso que ocorreu no último domingo na Vila Monte Belo, o poder público informou que autorizou a interdição da rua Pirajú devido a uma inauguração de um comércio local, onde o pancadão começou a ser realizado após o evento.
*Texto supervisionado pelo editor.