Compartilhe
Na definição literal da palavra, irmão é aquele que, em relação a outro, é filho do mesmo pai ou da mesma mãe. Outro sentido do termo indica, ainda, "pessoa a quem alguém se liga para um fim comum ou ajuda mútua ou a quem se considera unido por sentimentos de fraternidade universal". Nesta segunda definição, o conceito de cidade-irmã fica mais evidente e explica melhor o motivo de Mogi das Cruzes se relacionar intimamente com cidades tão distantes.
O propósito da irmandade que Mogi mantém com Seki e Toyama, no Japão, e Tournai, na Bélgica, é estreitar o relacionamento para que este contribua para o desenvolvimento das cidades envolvidas, assim como acontece em uma família na qual os irmãos se ajudam e crescem juntos.
A assinatura do tratado de irmandade entre Mogi das Cruzes e Seki ocorreu em 4 de setembro de 1969. Desde então, os dois municípios realizaram diversas ações em conjunto, como visitas de autoridades e troca de experiências. Para Mogi, a cidade de Seki colaborou com a construção da creche Irmã Salvadora, na Vila da Prata, a ampliação da creche São José Operário, no Mogilar, e na instalação do gabinete dentário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além da aquisição de três ambulâncias. Os japoneses também realizaram doações de roupas para campanhas do agasalho e equipamentos para a prática de beisebol pela equipe da cidade.
Desde então, as duas cidades japonesas fizeram vários investimentos e ações em Mogi das Cruzes. Entre os destaques está o programa Recicla Mogi, em operação desde 2012, que teve a tecnologia para a implantação da iniciativa fornecida por Toyama. Entre 2012 e 2014, técnicos das duas cidades trocaram informações sobre o processo de reciclagem do lixo. Toyama está entre as pioneiras da área no mundo, com programas que remontam à década de 60.
O relacionamento entre Mogi e a Bélgica se estreitou na Copa do Mundo de 2014, quando a cidade foi a sede da seleção europeia. A partir deste momento, alguns feitos foram proporcionados para os mogianos, como o projeto Mogilínguas, uma parceria entre a administração municipal e a Altíssia Internacional, que oferece cursos gratuitos por uma plataforma online de inglês, francês e espanhol para todos os mogianos a partir dos 13 anos.
Assim como na relação entre irmãos, os tratados de parceria estreitam as relações comerciais entre as cidades e proporcionam trocas de experiências e projetos em diferentes áreas, como Cultura, Educação e Meio Ambiente, entre outros segmentos, impulsionando o desenvolvimento de ambos os lados.
Cidades
Cursinho Popular abre inscrições para evento sobre acessibilidade
Cidades
Magic City oferece entrada gratuita na estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026
Cultura
Livro “A criança no mal-estar da favelização”, de Marcelo Barbosa, entra em pré-venda
Cidades
Suzano receberá serviços de desassoreamento no rio Taiaçupeba ao longo do 2º semestre
Cultura
Mogi recebe o espetáculo "E a Vida Continua..." neste domingo (14)