Já pensou se existisse uma invenção capaz de transformar livros já lidos em outros novinhos? Assim daria para manter sempre a leitura em dia. É partindo deste conceito que a Infinito Cultural criou, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a "Incrível Máquina de Livros", que passou por Suzano e só nos dois primeiros dias, mais de 600 pessoas realizaram trocas por meio do invento.
A máquina funiona da seguinte maneira: basta o interessado levar até três livros, colocar na máquina e escolher entre dois gêneros literários: adulto ou infantil e, em pouco segundos, lá está um outro livro novinho em folha. Mas é importante lembrar que os exemplares que serão trocados precisam estar em bom estado, caso contrário a máquina rejeita.
Para incentivar ainda mais a participação da população nessa iniciativa, as escolas municipais de Suzano foram convidas e levar os alunos à fazerem a troca. Dentre elas foi a Escola Municipal Antônio Marques Figueira, que fica na região central da cidade. Só dela, mais de 200 crianças, entre 6 e 11 anos realizaram o escambo literário.
O secretário de Cultira de Suzano, Geraldo Garippo, aprovou a iniciativa. "Hoje a prefeitura mantêm 5 bibliotecas funcionando", finalizou.