Na próxima sexta-feira, o Centro Municipal de Formação Pedagógica
(Cemforpe) recebe a palestra com antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, a partir das 19h30. Esta será a primeira vez que a profissional reconhecida nacionalmente estará na cidade, trazendo a temática do envelhecimento na cultura brasileira.
O evento é uma realização do Fundo Social de Mogi das Cruzes, com apoio da Rádio Metropolitana AM 1070 e da Livraria Leitura. Os interessados em participar do evento devem trocar os ingressos por um pacote de fraldas geriátricas (tamanhos M ou G, mínimo de 8 fraldas por pacote) nas sedes dos organizadores e apoiadores da ação.
A palestra leva o título "A Invenção de uma Nova Velhice" e aborda as mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito do envelhecimento na cultura brasileira. A partir de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil, ela lança uma reflexão sobre os estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos, mostrando a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida.
Após a palestra, Mirian fará o lançamento de seu mais novo livro, que fala sobre liberdade e felicidade e já entrou para a lista dos mais vendidos da seção de Antropologia do site Amazon. Mogi das Cruzes será a terceira cidade em que a escritora fará o lançamento da publicação - as duas primeiras foram as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.
Social
Além de colocar em debate os novos conceitos relacionados ao envelhecimento, o evento também terá uma vertente social. Pacotes de fraldas geriátricas arrecadados serão destinados a entidades sociais e equipamentos municipais.