Em cumprimento ao quatro anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, celebrados ontem, a Câmara de Suzano informou que vem diminuindo as barreiras de acesso. No meio digital, a Casa de Leis é pioneira no Alto Tietê a ter um portal na internet 100% acessível e já auxiliou outros órgãos públicos da região a tornarem seus portais acessíveis para pessoas com deficiência.
As mudanças começaram a ser implantadas pelo Legislativo suzanense em 2016, seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e práticas como acesso das informações por teclado para pessoas com restrições motoras, semântica de código e descrição de imagens para deficientes visuais. Já naquele ano, o site oficial da Casa de Leis ficou entre os cinco finalistas da quarta edição do [email protected] - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria "Projetos Web Governamentais".
Em maio passado, o portal da Câmara de Suzano (www.camarasuzano.sp.gov.br) foi o primeiro órgão público do Brasil a conquistar a renovação do Selo de Acessibilidade Digital. A certificação foi concedida pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo.