Como socorrer alguém em situação de engasgo? O que fazer caso alguém esteja sendo eletrocutado ao executar algum serviço em casa? Como estancar o sangue em caso de acidentes com objetos cortantes? Essas e outras dúvidas foram sanadas durante uma palestra com bombeiros civis e representantes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Recanto Mônica / Horto do Ipê, ontem, sobre "Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros".
As orientações e dicas foram passadas na reunião socioeducativa que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promove mensalmente para os usuários dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, conforme informou a secretária da Pasta, Fabiana Costa. "Hoje oferecemos mais uma oportunidade de aprendizado, assim como ocorre mensalmente em todas as unidades dos CRAS".
No encontro, pouco mais de cem pessoas participaram e ouviram dicas preventivas dos bombeiros, que fazem trabalho voluntário através de uma parceria com a Defesa Civil, representada na oportunidade pelo agente Lucas Augusto. Um panfleto informativo também foi distribuído para que os participantes estejam sempre em alerta e saibam o que fazer em situações de risco e quais os contatos para emergências.