O Polo Digital deverá passar por ampliação para se tornar um Centro de Inovação. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes, Clodoaldo de Moraes. Segundo ele, as tratativas já começaram a ser discutidas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ainda não há uma área definida para a construção da nova estrutura.
O Polo Digital conta com um espaço de mil m² e dez empresas incubadas. Com os recursos estaduais, o local poderá ter uma ampliação de 9 mil m², abrigando cerca de 50 empresas no novo Centro de Inovação.
De acordo com o secretário Moraes, a ideia é tornar o Polo Digital em um local que tenha estrutura para abrigar mais empresas, assim, mais projetos criados pela população poderão ser aproveitados. "Estivemos em algumas reuniões com a nova secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, para discutir sobre um Centro de Inovação no município. Falta apenas o investimento do governo federal'', cobrou o secretário.
O coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, comentou que uma ampliação é sempre bem vinda, principalmente porque o Polo Digital recebe uma alta demanda. "No mês que vem, o primeiro ciclo de incubação será encerrado e iniciaremos o segundo ciclo, com outras dez startups. A ideia é sempre fazer essa troca de empresas, para que todos possam evoluir e contribuir com suas propostas'', apontou.
Conceito
O Polo Digital foi criado para pessoas que queiram colocar as ideias em prática, buscando sempre soluções inteligentes e inovadoras para a cidade. Ontem, o município recebeu dois Prêmios InovaCidade 2019 pelos programas Sala do Empreendedor e o Polo Digital. A premiação fez parte do evento Smart City Business Expo Brazil (leia mais ao lado). "A visibilidade que recebemos em nível estadual pelos seguidos prêmios conquistados na área de inovação pode acelerar o processo para a criação do Centro de Inovação", ressaltou o secretário Moraes.
Soluções
Segundo o coordenador do programa, Rodrigo Garzi, alguns aplicativos desenvolvidos no Polo Digital já contribuem para a vida de muitas pessoas. Um exemplo é o aplicativo 77 Drive, criado para pessoas aptas a dirigir, mas que têm medo de encarar o trânsito. O aplicativo coloca o usuário junto com um instrutor, que irá oferecer aulas virtuais para o usuário.
Outro aplicativo é o Corta-Fila, em que o usuário consegue liga para redes de restaurantes cadastradas e fazer o pedido de casa, sem precisar enfrentar fila na hora de retirar a compra.
Outro exemplo é o aplicativo Cars for Kids, que auxilia os pais na hora de levarem suas crianças à escola ou a outras atividades. O aplicativo funciona como outros apps de transporte, porém, o Cars for Kids é totalmente preparado para os jovens, tendo equipamentos específicos nos carros, como monitoramento para os pais.
*Texto supervisionado pelo editor.