A Sinfônica de Mogi das Cruzes, representada pela Orquestra Sinfônica Jovem e pela Banda Sinfônica, participam pela terceira vez consecutiva da 50ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. As apresentações ocorrem hoje, na praça de Capivari, às 13h30 e às 15h30. Ambas contarão com regência do maestro Lelis Gerson e terão convidados especiais.
A Orquestra Sinfônica Jovem terá repertório baseado em grandes aberturas e árias de famosas óperas. Junto com a orquestra, estarão dois solistas convidados: a soprano Flávia Albano e o tenor Sérgio Wernec.
Já a Banda Sinfônica apresentará repertório baseado em grandes nomes da música brasileira. Esta banda, que é formada por alunos e ex-alunos do projeto municipal "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", contará com participação do renomado saxofonista Roberto Sion.
O projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola" nasceu em 2011. A Prefeitura de Mogi das Cruzes viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, assim surgiu o projeto que ao longo dos anos foi desenvolvido pela Secretaria de Educação.
A Sinfônica de Mogi das Cruzes é uma entidade sem fins lucrativos e atua desde 2003 na cidade. Ela realiza o gerenciamento de diversos projetos musicais das Secretarias de Educação e Cultura. Os projetos gerenciados são "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola" aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com camaratas, "Novos Olhares" e o coral Canarinhos do Itapety.
O festival de Inverno de Campos do Jordão está em sua 50ª edição e é considerado o maior festival de música instrumental da América Latina. Neste ano, ele teve um investimento de R$ 6 milhões, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.