Arujá deverá ter um desfile cívico, cerimônia de hasteamento das bandeiras e outras atividades em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A ação será realizada conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico e os Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e Meio Ambiente (Comdema) e tem o objetivo de promover um resgate do amor à pátria, o orgulho pela cidade e eventos tradicionais alusivos à data.
O tema foi tratado em reunião com representantes de todos os órgãos envolvidos, no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA). Todos os eventos terão como foco valorizar o significado do nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania. "Nosso objetivo é ter um dia inteiro de festividade exaltando o patriotismo, o orgulho do povo arujaense de estar e viver na cidade", afirmou o diretor-geral da prefeitura e responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Joncy José da Silva Filho.
O evento deve começar com o tradicional hasteamento da bandeira, seguido pelo resgate do tradicional desfile cívico. As demais atrações estão sendo estudadas. "Com essa iniciativa, acreditamos em um aumento considerável da movimentação de pessoas no entorno do local do desfile", disse o presidente do Comtur, Jefferson Lemos, o Dedé. "Queremos a valorização da cidadania, definindo a condição de cidadão que vive em uma comunidade articulada, valorizada, incentivando o sentimento de orgulho e o crescimento de valores positivos", concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama.