Período do ano que concentra mais da metade dos casos de incêndios às margens das rodovias concedidas, os meses de junho a setembro marcam também a participação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e das 21 concessionárias de rodovias na Operação Corta Fogo, programa de prevenção e conscientização sobre as queimadas coordenado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, e que envolve diversos órgãos estaduais, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, entre outros.
Este ano, a fiscalização na Operação Corta Fogo e outras questões ambientais, será reforçada com a aquisição de 18 drones e 141 viaturas destinadas à Polícia Ambiental.
Nessa época do ano, as concessionárias, sob gerenciamento da Artesp, intensificam as ações operacionais para prevenir e combater as queimadas. Os funcionários que trabalham na inspeção de tráfego - que circulam em viaturas pelo trecho concedido para atendimento aos usuários - levam nos veículos abafadores para iniciar o combate a pequenos focos de incêndios. Algumas dessas viaturas são equipadas, inclusive, com pequenos tanques de água para auxiliar no combate às chamas.