A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas palestras e orientações durante o mês de junho com foco na prevenção e combate à tuberculose. As ações serão abertas ao público e realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) a partir de quinta-feira e seguem até dia 24.
A programação terá inicio na USF Josely, onde a equipe de enfermagem e os agentes de saúde falarão sobre "Prevenção e Tratamento da Tuberculose", a partir das 8 horas. O mesmo tema será abordado no dia 11, às 7h30, na USF Pequeno Coração.
Já no dia 12, na USF Parque Piratininga, terá a palestra "100 Tuberculose: Respire essa ideia". Dia 14 tem orientação e prevenção sobre a tuberculose, na USF Jardim América, às 14 horas, com o médico William Gabriel.
As atividades terão continuidade no dia 17 (segunda-feira) na USF Nícea Louzada com a palestra "Todos contra a Tuberculose". A USF Miray encerra a programação com os temas "Itaquá sem tuberculose", no dia 18, e "Mitos da Tuberculose", no dia 24, em ambos os encontros o conteúdo será explanado pelo médico da unidade de saúde e a equipe de enfermagem, às 9 horas.
Busca ativa
Este ano Itaquaquecetuba foi premiada como uma das dez cidades do Estado de São Paulo que mais realizou busca ativa no enfrentamento e combate à tuberculose durante a campanha promovida no final de 2018.
No município, o diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Já o atendimento com o infectologista é realizado no Centro de Especialidades (que fica na Central da Saúde) e tem duração de aproximadamente seis meses. A medicação é supervisionada por um profissional da área na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Os que precisarem fazer o tratamento e estiverem acamados recebem visitas domiciliares dos profissionais da saúde.