A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano autuou um motorista de caminhão que despejava entulho em área pública na rua Antônio Celso Borges, no Jardim São Bernardino, que havia acabado de passar por limpeza. O caso chegou ao conhecimento das autoridades municipais anteontem, por meio de uma foto do momento do descarte irregular enviado por moradores do bairro.
A pasta fez a autuação porque o veículo estava estacionado em área proibida e encaminhou a situação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para as devidas providências. Inclusive, um processo administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.
A denúncia encaminhada traz a imagem de um caminhão branco com placa de Mogi das Cruzes despejando entulho em um terreno que havia sido limpo pelas equipes da Prefeitura de Suzano horas antes. Após o registro da ocorrência, uma equipe da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos foi enviada para realizar novamente a higienização do local.
Ocorrências de descarte ilegal devem ser encaminhadas à administração municipal por meio do telefone da Ouvidoria Geral do Município (0800 774 2007). Em casos de flagrante de crime ambiental, denúncias podem ser encaminhadas à Guarda Civil Municipal (GCM) pelos telefones 4745-2150 ou 153.
Segundo a lei complementar municipal nº 135/2003, que trata da legislação ambiental em Suzano, o despejo irregular de resíduos sólidos pode resultar em aplicação de multa que chega a R$ 17,3 mil.
Cadastro
Com o objetivo de reduzir o número de ocorrências desse tipo, a Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando no cadastramento de empresas de coleta de entulho e restos de construção civil que atuam no município. As empresas devem operar por meio de caçambas e caminhões dedicados à atividade, além de serem devidamente cadastradas.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 4745-2055. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.