Está confirmada para às 19 horas de hoje, no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a realização da palestra Prevenção da Cegueira Infantil. O evento, organizado pelos vereadores Francimário Vieira (PL), o Farofa, e Péricles Ramalho Bauab (PL), em parceria e apoio de médicos oftalmologistas da cidade, tem o objetivo de apresentar informações sobre a importância de exames oftalmológicos - em qualquer faixa etária - para garantir a acuidade visual, além de detecção precoce de problemas relacionados à visão.
Dados do último Censo do IBGE (2010) revelam que 35,2 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência visual, sendo seis milhões com grande dificuldade em enxergar e 582 mil cegos. Ao mesmo tempo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 75% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. É com base nesses dados que o médico oftalmologista Murilo Ubukata Plizelli, com pós-graduação em Retina pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, norteará sua apresentação. Dentre os assuntos a serem abordados por ele estão Triagem - reflexo vermelho; população infantil no Brasil e no mundo; a importância da visão na aprendizagem e desenvolvimento psicomotor da criança, patologias oculares e infecções congênitas, dentre outros assuntos.
A especialista em captação de Imagens Retcam, Fernanda Morales de Sá, também ministrará palestra sobre o tema. Ela vai demonstrar as novas tecnologias existentes para a detecção de doenças da visão como hemorragias retinianas e o screening de fundo de olho.
"Eu nunca aceitei a cegueira como a possibilidade de qualquer ser humano. Ainda mais porque é algo evitável, que requer investimentos e políticas públicas de prevenção e orientação. Como militante da área da Saúde, cofundador de uma Ong que atua no setor há cerca de dez anos, tenho por obrigação promover medidas e palestras que ajudem a melhorar a saúde da população", comentou Farofa.