Como parte da programação do Junho Verde, cerca de 500 estudantes da Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro e do Cempre Lourdes Iannuzzi saíram ontem pelas ruas de Jundiapeba recolhendo lixo, repetindo um mutirão de limpeza que aconteceu em 2017. Com apoio dos professores e de estudantes do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), eles realizaram um grande mutirão de limpeza no bairro e levaram os resíduos coletados até a Praça da Liberdade, onde houve um grande encontro de estudantes.
No encontro, ambas as escolas juntaram forças e limparam toda a Praça da Liberdade. Ao final do mutirão, todos os jovens se reuniram na praça e deram as mãos fazendo uma grande roda, como um abraço simbólico no bairro. Os alunos conseguiram encher cerca de 80 sacos de lixo (com capacidade de 50 litros cada) e todo material coletado nas ruas foi levado ao Ecoponto de Jundiapeba para destinação adequada.
A proposta da Secretaria do Verde com os mutirões é promover outra ação já em setembro, desta vez saindo do Cempre e visitando outra escola do bairro. A professora Maria Santina, do curso de Biologia da UMC, comentou que a experiência foi muito enriquecedora para os alunos.
"É muito bom colocar os estudantes da universidade em contato direto com esses jovens da comunidade de Jundiapeba, assim eles vão conhecendo melhor suas realidades e isso fortalece o processo de formação dos alunos, além da busca constante por soluções e melhorias. De nossa parte estaremos sempre a postos para participar de mais iniciativas promissoras como essas que a prefeitura tem proporcionado", frisou.