A Secretaria de Saúde de Suzano comemorou ontem os 90 dias da fase de testes da nova ferramenta implantada para atendimento digital. É o aplicativo "Saúde Suzano", inicialmente voltado para agendamentos em três Unidades de Saúde da Família (USFs): Jardim Maitê, Jardim Europa e Jardim Ikeda. O experimento foi para entender a taxa de utilização pela população, já que a ideia é expandir a todos os postos no próximo ano, inclusive em outras áreas.
A plataforma on-line foi desenvolvida pela empresa MTM Tecnologia, em parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), responsável pelo gerenciamento das USFs, e tem como objetivo principal reduzir filas para agendamento de consultas e índice de ausência de pacientes a procedimentos marcados, otimizando também a utilização de recursos do Poder Público.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, neste período, houve 1,7 mil agendamentos nas três unidades por meio do aplicativo. Esse número representa uma média de utilização de 60%. Além disso, houve 80% de aprovação pelos usuários. "O novo serviço permite prover um atendimento melhor ao cidadão, além de ser um Portal de Transparência. Com o 'Saúde Suzano', os pacientes não precisarão mais ir até o posto para realizar um agendamento. Isso é de extrema importância, principalmente, para quem têm dificuldade de locomoção", ressaltou.
A ferramenta implantada combina aplicativo mobile, totens e sistema web. Por meio da ferramenta nos smartphones, o cidadão suzanense pode consultar informações sobre as unidades de saúde e solicitar o agendamento da consulta, acompanhando a evolução de sua solicitação por meio de mensagens automáticas.