O Fundo Social de Mogi das Cruzes promove hoje a primeira formatura do ano dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo órgão. Ao todo, mais de 700 alunos receberão o certificado de conclusão, pelas aulas cursadas no primeiro ciclo deste ano, realizado entre os meses de março e abril.
A formatura ocorrerá em duas etapas, sendo uma no período da manhã, na Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI), e outra à tarde, no prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Vão se formar alunos que tiveram aulas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Polo Regional da Escola de Beleza e também os estudantes dos cursos itinerantes.
São, ao todo, 257 formandos da Escola de Empreendedorismo e Inovação, 297 do Polo Regional da Escola de Beleza e 164 dos cursos descentralizados, que foram oferecidos nesse primeiro ciclo em locais como Sabaúna, Taboão, Taiaçupeba, Botujuru, Chácara Santo Ângelo e Jardim Planalto.
Os cursos concluídos são de gastronomia, maquiagem, manicure e pedicure, corte e costura, assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, construção civil, Mãos na Massa e as mini oficinas de culinária, cartonagem e bonecas de pano.
"Sempre digo que o momento da formatura é um dos mais gratificantes para nós, pois é quando temos a noção exata de como essa experiência pode transformar vidas", destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo, lembrando que a capacitação profissional tem sido o foco da atuação do Fundo Social, a exemplo do que tem preconizado também o Fundo Social de São Paulo.
Só no ano passado, o órgão mogiano formou quase 1,5 mil pessoas, triplicando a marca atingida em 2017. "Só é possível promover desenvolvimento sustentável a partir do momento em que munimos as pessoas de conhecimento. É isso que estamos fomentando há mais de dois anos e que continuaremos fazendo à frente do Fundo Social", acrescentou Karin.
A primeira etapa da formatura de hoje começa às 10 horas, na Escola de Empreendedorismo e Inovação, que fica na rua Senador Dantas, 326, no centro. Já a segunda, terá início às 15 horas, no prédio II da prefeitura, situado na rua Francisco Franco, 133, também na região central da cidade.
Segundo ciclo
Já estão sendo formadas as turmas para o segundo ciclo dos cursos profissionalizantes do Fundo Social de 2019. São, ao todo, oito cursos, mais três tipos de mini oficinas, que serão oferecidas na Escola de Empreendedorismo e Inovação e no Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira. O processo de matrícula já está em fase final e as aulas terão início na próxima semana.