O prefeito José Luiz Monteiro destacou os investimentos que a Guarda Civil Municipal recebeu desde o início da gestão, em 2017. Na última segunda-feira, a corporação iniciou o curso de aperfeiçoamento anual, ministrado em parceria com a Guarda de São José dos Campos, e inaugurou o estande virtual de tiros adquirido com verba de emenda impositiva do vereador Luiz Fernando Alves de Almeida.
As compras de viaturas, motocicletas, novos uniformes, coletes à prova de bala, equipamentos tecnológicos, armamento e a valorização dos homens e mulheres da Guarda foram ressaltados pelo prefeito arujaense."Como o administrador irá cobrar algo se não apresenta solução e faz os investimentos necessários? Arujá está com queda nos índices de criminalidade e vocês também têm responsabilidade nisso. O que estamos fazendo é trabalhar porque a segurança é uma das principais preocupações do cidadão", afirmou.
O curso de aperfeiçoamento é ministrado sem custos para a prefeitura pelos inspetores GCM Elvis, Clésio e Celso, da guarda joseense. Atende ao Decreto Federal 5.123/2004 e ao Estatuto Federal das Guardas Municipais. Uso progressivo da força, técnica de abordagem, chefia e liderança, planejamento operacional, sociologia do crime e da violência, e tiro defensivo são os temas principais.