A Prefeitura de Santa Isabel, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, deu início à palestra sobre posse responsável de animais em todas as escolas públicas e privadas da cidade. Na última terça-feira, profissionais que atuam no Departamento de Zoonoses, estiveram na E.E Professora Gabriela Freire Lobo durante o período da manhã e da tarde.
As frequentes causas de abandono incluem mudança de residência; perda de afeto; falta de tempo ou de espaço e doenças como sarnas, infecções bacterianas, tumores, leucemia, tumor de mama e velhice que afetam o animal. A Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos e o abandono como crime e estabelece punições.
Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: leis que cercam os maus-tratos; as frequentes causas de abandono; o que é o bem-estar animal; vacinação; prevenção contra possíveis doenças e os benefícios da castração. Além disso, todos os alunos presentes receberam informativos sobre o assunto. "Temos como objetivo diminuir os casos de doenças, maus-tratos e abandono de animais em Santa Isabel. Nós buscamos diariamente formas de incentivar a posse responsável, apresentando a importância de determinados cuidados como a castração e a vacinação, para ser ter um animal em casa", ressaltou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.