O Usac vem fazendo bonito no Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão e atualmente está entre os melhores times da competição, ao lado do Paulista de Jundiaí, Tupã e Rio Branco. Os adversários do time de Suzano, no Grupo 6, disputaram apenas cinco jogos enquanto o Usac já realizou as seis partidas do primeiro turno da competição.
Mesmo com um compromisso a mais em relação aos adversários, o time suzanense já está praticamente classificado para a próxima fase da competição, na qual os jogos começam a ficar mais difíceis. O triunfo que recolocou o time como líder do grupo foi contra o Guarulhos, por 3 a 0, no último sábado, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão.
O presidente do clube, Jorge Firmo, aponta que o trabalho a longo prazo que vem sendo feito no clube aliado à contratação do técnico Luis Carlos Cavalheiros são pontos fundamentais para a boa campanha do Usac. "Queremos times profissionais e agimos com lealdade com nosso clube. Para essa temporada, o processo começou cedo, trazendo jogadores emprestados de grandes clubes do Brasil, o que está fazendo diferença", disse Firmo.
A competição é longa e manter o bom rendimento da equipe é um dos objetivos de Firmo e Cavalheiros, tanto que, após a última vitória, mesmo com o placar favorável, o técnico do Usac deu declarações cobrando mais dos atletas. Firmo diz que esse é o jeito do treinador, que o resultado foi excelente e que a comissão técnica não está pensando no jogo em si, e sim no decorrer da competição. "Foi um jogo equilibrado, o Guarulhos foi a primeira equipe que de fato nos atacou na competição, um bom teste", disse.
O time chegou a ser líder isolado do grupo quando estreou com vitória e conseguiu ficar três rodadas vencendo seus compromissos. Entretanto, Firmo alegou que o time ainda não joga do modo que o técnico enxerga o futebol. "O Usac não está nem com 50% da cara do técnico, nós sabemos que dá para render mais", afirmou.
Sobre a Segundona, competição que desgasta os jogadores, Firmo destacou que o time não é feito por apenas 11 jogadores e que a qualquer momento da partida - ou do torneio - estes podem ser substituídos, o que evita o relaxamento no time.
O Usac volta a campo no próximo dia 17, às 19 horas, contra o Mauaense, no Suzanão. Esta semana foi aproveitada para o aprimoramento da condição física dos atletas e, a partir da próxima segunda-feira, os trabalhos devem ser focados na área técnica e tática dos atletas.
* Texto supervisionado pelo editor.