Os dispositivos conhecidos como botão do pânico já estão funcionando em todas as 73 escolas da rede municipal de ensino de Suzano, informou ontem a prefeitura. O equipamento tem o objetivo de agilizar a comunicação de alguma irregularidade que possa estar ocorrendo, como uma ação criminosa, por exemplo, com as força policiais do município. A criação desse dispositivo ganhou força após o atentado ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em 13 de março. Apenas alguns funcionários têm acesso ao botão.
Ainda de acordo com o Executivo, as instalações começaram a ser feitas gradualmente. Em reportagem publicada pelo Jornal Dat, os dispositivos já estavam funcionando em 43 escolas municipais, os demais foram sendo instalados em outras unidades durante este mês.
Sobre o funcionamento, o botão serve como um aviso para alertar a viatura mais próxima do local, seja da Guarda Municipal (GCM), Polícia Militar ou da Polícia Civil. Enquanto isso, a equipe da Central de Segurança Integrada (CSI) faz os procedimentos de verificação, com um sistema de 56 câmeras de monitoramento, espalhadas por toda a cidade. A prefeitura indicou também que, por enquanto, não houve nenhum tipo de ocorrência nas escolas que justificasse o uso do dispositivo.
Sobre a implantação do mecanismo em escolas estaduais do município, o Executivo afirmou que ainda não há data para uma futura assinatura do convênio. A Secretaria de Estado da Educação informou que não há data para uma futura instalação do dispositivo nas unidades de ensino sob responsabilidade do Estado e que o assunto ainda está sendo discutido pela equipe da pasta.
Viaturas
Além do botão do pânico em funcionamento e a inauguração do CSI, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) havia anunciado no dia 10 de maio, a entrega de viaturas ao Departamento de Trânsito da cidade; à Patrulha Maria da Penha; outras ao Corpo de Bombeiros e três à GCM. Um desses novos equipamentos, que está a disposição da GCM, trata-se de um ônibus equipado com câmeras de alta resolução e com grande alcance, que deve ser posicionado em festas e locais de grande fluxo de pessoas, para identificação e prevenção de ocorrências.
*Texto supervisionado pelo editor.