Alguns dos principais corredores viários de Mogi das Cruzes estão recebendo uma nova sinalização de trânsito. O trabalho beneficiará 76 quilômetros de ruas e avenidas da cidade e faz parte do convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os locais atendidos foram definidos por estudos que levaram em conta a ocorrência de acidentes.
A primeira etapa já foi iniciada e compreenderá 35 quilômetros das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Antonio de Almeida e via Perimetral. O trabalho nesta fase tem previsão de 45 dias para ser realizado e compreende a sinalização horizontal e revitalização da sinalização vertical.
"A manutenção constante da sinalização viária é importante em vários aspectos. A questão da segurança é uma das principais, com a orientação aos motoristas, pintura de faixas para pedestres, lombadas, linhas de retenção e limites de pistas, as chamadas linhas de centro e borda. Este trabalho tem um diferencial porque, além de beneficiar alguns dos principais corredores da cidade, também está utilizando um material especial, com aplicação a quente que oferece mais qualidade e durabilidade", afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A avenida Francisco Rodrigues Filho terá atendimento entre o bairro do Botujuru e a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, no Mogilar. Este trabalho será dividido em duas etapas, com o encontro com a avenida Ricieri José Marcatto, em Cezar de Souza, as dividindo. Além da revitalização completa da pintura de solo, o trabalho também terá a implantação de 265 tachões e de mil tachas.
Na sequência, serão beneficiadas a avenida Antonio de Almeida, no trecho entre a via Perimetral, e a rua João Benegas Ortiz, no Rodeio. A intervenção contará com a sinalização horizontal e a implantação de 20 tachões.
A terceira fase desta primeira etapa atenderá a via Perimetral, desde Cezar de Souza até a passagem de nível de Braz Cubas. Serão beneficiadas as avenidas Pedro Romero, Lothar Waldemar Hoehne, Edison Consolmagno, Gonçalo Ferreira, Joaquim Pereira de Carvalho e Valentina de Mello Freire Borenstein.
"As avenidas formam parte do anel viário da cidade e recebem grande fluxo de veículos, uma vez que ligam bairros e também as rodovias que dão acesso a Mogi das Cruzes. Os outros trechos da via Perimetral também serão atendidos em outras fases do trabalho", disse Almeida.
O planejamento desenvolvido para o convênio estabelece outras duas etapas para o trabalho de revitalização da sinalização. A segunda atenderá a rua Princesa Isabel de Bragança, as avenidas Governador Adhemar de Barros e Fernando Costa e a rua dos Vicentinos. Já a terceira beneficiará as avenidas Francisco Ferreira Lopes, Henrique Peres, Doutor Álvaro de Campos Carneiro e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, além de um trecho da rua Olegário Paiva e da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães.