Campanha da Vacinação contra a Gripe completa, hoje, uma semana com a imunização de gestantes e crianças, grupos mais vulneráveis à doença segundo informação do Ministério da Saúde. Até ontem, somente no Alto Tietê, foram vacinadas 7.990 mil pessoas de ambos os grupos de risco. As cidades consultadas pela reportagem foram Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Até o fechamento desta edição, outras prefeituras não haviam informado os dados da campanha.
Suzano é o município que conseguiu aplicar o maior número de doses, sendo 2.473 para crianças e 535 para gestantes. Em Itaquá, os dados mostram que 2.508 pessoas também foram vacinadas e, assim como Suzano, foram imunizadas mais crianças do que gestantes, 2.013 e 495, respectivamente. Por sua vez Ferraz encerrou a primeira semana com 1.440 doses aplicadas; 1.160 foram destinadas às crianças. Poá fechou os primeiros sete dias imunizando 1.016 pessoas. A prefeitura não detalhou quantas delas são gestantes e quantas são crianças.
Questionadas sobre os números, as prefeituras deram respostas diversas para a campanha. Ferraz alegou que o número de vacinados já superou as expectativas da Secretaria de Saúde. Em Itaquá, a pasta responsável pela Saúde do município disse que está fazendo um apelo para que as gestantes, crianças e puérperas procurem as unidades para serem imunizadas. Segundo o órgão, o número ainda está abaixo da expectativa. A procura das vacinas contra a gripe esperada por Suzano também segue abaixo do esperado na primeira semana, segundo informações da prefeitura.
Próximas datas
A partir de segunda-feira, a imunização ocorrerá para trabalhadores da Saúde, professores, povos indígenas e idosos. Já no dia 4 de maio, a dose será liberada para toda a população. É importante ressaltar que, durante essa fase da campanha, devem ser vacinadas as crianças entre seis meses e 6 anos, além das gestantes.
*Texto supervisionado pelo editor.