Foi inaugurada na manhã de ontem a 80ª Academia da Terceira Idade (ATI) de Mogi das Cruzes. A unidade, implantada na praça Cícero Alves dos Anjos, no Mogilar, é a primeira entregue neste ano pela prefeitura. Além dos aparelhos de ginástica, o local também recebeu serviços de revitalização.
"Mogi das Cruzes é uma cidade grande e os espaços públicos precisam ser ocupados pela população. As praças com as ATIs têm como objetivo oferecer locais para que as pessoas possam praticar atividades físicas e ter mais qualidade de vida e saúde", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O chefe do Executivo lembrou ainda que a administração municipal também incentiva a prática de exercícios como uma política pública de saúde, uma vez que a atividade física previne problemas com pressão alta e colesterol.
Para este ano, está prevista a implantação de mais cinco ATIs, localizadas nos bairros do Jardim Camila, Jardim das Bandeiras, Jundiapeba, Jardim Rodeio e Socorro. Além disso, também deverá ser iniciado o procedimento para a compra de outras dez unidades.
No ano passado, a prefeitura entregou para a população sete ATIs. As unidades ficam no Conjunto Jefferson, Residencial Itapeti, Vila Cléo, Largo da Feira de Cezar de Souza, Jardim Santa Tereza, CER do Jardim Camila e Ponte Grande.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está finalizando o processo de chamamento público para definir a entidade que será responsável pelas aulas gratuitas nas ATIs. A previsão é que as aulas sejam retomadas na primeira quinzena de maio. As aulas com professores especializados são um diferencial do projeto. Os professores ensinam a forma correta de utilização dos equipamentos para evitar lesões ou problemas musculares ou ortopédicos.
Também participaram da cerimônia, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, os vereadores Marcos Furlan (DEM), Jean Lopes (PCdoB), Edson Santos (PSD) e Rodrigo Romão (PCdoB), o presidente da Câmara Geral das Empresas Chinesa, Luiz Ye, e a delegada de Proteção ao Idoso, Vera D'Antracoli.