A Igreja Matriz de São Sebastião, em Suzano, foi palco, ontem, de uma missa de Ação de Graças para relembrar a memória dos mortos no atentado ocorrido em 13 de março, quando dois atiradores entraram na Escola Estadual Professor Raul Brasil e abriram fogo. Na ocasião, dez pessoas morreram, inclusive os atiradores. A celebração também teve um cunho de comemoração, em razão dos 70 anos de emancipação político-administrativa de Suzano. Personalidades políticas estavam presentes, como o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), o deputado Estevam Galvão (DEM) e o vereador José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel.
De acordo com a população, a missa foi um grande momento para unir os moradores depois de tudo o que ocorreu. "Amo muito Suzano, a cidade é bem unida. Os políticos são presentes na maioria das vezes e resolvem quase todos os problemas'', destacou o aposentado, José Alberes de Albuquerque, de 70 anos.
Para a desempregada Alessandra da Silva, 32, o comportamento da população passou por mudanças desde aquela trágica manhã de quarta-feira. "Eu acredito que as pessoas ficaram mais unidas", destacou a mulher, que também apontou ser necessário criar mais opções de emprego. "A cidade é muito boa, mas infelizmente não tem tanta oportunidade, fiquei desempregada e estou fazendo um curso em outra cidade, por falta de vagas''.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, esse tipo de mudança pedida pela entrevistada já vem ocorrendo. "Suzano vem melhorando, tem muita coisa para ser feita ainda, principalmente na saúde e na geração de empregos. Na segurança nós vamos inaugurar uma das obras de monitoramento que vai chamar Central de Segurança Integrada Suzano (CSI). Ela nos ajudará muito''.
Celebrações
Além da missa, no período da noite estava previsto um culto de Ação de Graças na Igreja Cristã Mundial. Já no próximo sábado, às 9 horas, o Parque Max Feffer receberá um ato chamado "Suzano Pela Paz'', promovido pela administração municipal em memória às vítimas do ataque ocorrido na Raul Brasil, com diversas atividades
*Texto supervisionado pelo editor.