A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche, promove hoje, das 9 às 11h30, uma ação educativa para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, no Largo do Rosário (leia mais sobre o assunto na página 6). Será realizada a distribuição de folhetos explicativos, além de orientações e esclarecimentos ao público.
Nos próximos dias, o tema será trabalhado também em algumas unidades de saúde durante a sala de espera, com pacientes e familiares, e em rodas de conversa. A atividade será realizada nas unidades do Programa Saúde da Família, no Programa Mãe Mogiana e no Posto de Saúde da Vila Suíssa, dentro do Grupo Gestar, espaço de acolhimento, troca de informações e cuidados às gestantes já assistidas em pré-natal na unidade.
Há mais de 10 anos, a equipe da Emesp, juntamente com pais, responsáveis e alunos da escola, vem promovendo ações de divulgação e conscientização sobre o tema. A unidade é referência no Alto Tietê no atendimento de autistas. Na área da Saúde, o tema vem sendo trabalho junto aos profissionais e também com pais e mães de bebês com objetivo de divulgar sinais e sintomas que possam promover o diagnóstico precoce.
Os eventos atendem à Lei Municipal 6.939, de 11 de julho de 2014, que institui a primeira semana de abril como a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (ONU), o autismo atinge quase 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em crianças, o autismo é mais comum que câncer, AIDS e diabetes.