A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D de Mobilização Nacional Contra o Vírus Influenza no próximo sábado, das 8 às 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) e contará também com um posto volante no centro da cidade, na Praça Fernando Lopes (Galeria).
O município tem como meta vacinar cerca de 14 mil pessoas que compõem os grupos prioritários, sendo eles: idosos (acima de 60 anos); gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); crianças (na faixa etária de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias); portadores de doenças crônicas; professores e trabalhadores da Saúde da rede pública e privada.
"Para aumentar a qualidade de vida e imunizar os grupos prioritários, temos feito a aplicação da vacina contra a gripe que é uma forma segura e eficaz. Vale ressaltar que a vacina evita sérias complicações", afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).
A Influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
"Temos como principal objetivo atingir a meta de imunização por meio de ações internas e externas das equipes de saúde. Pedimos a colaboração de todos os grupos prioritários que são mais vulneráveis à doença, para que procurem a unidade mais próxima e vacine-se. O munícipe deve apresentar a carteirinha de vacinação ou RG", alertou a secretária de Saúde, Estela Santana.