O prefeito em exercício, Juliano Abe (MDB), deu posse na quarta-feira aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos para o biênio 2019/2021, no salão nobre do Gabinete. O órgão é composto por 24 membros titulares e seus respectivos suplentes que serão responsáveis por decisões e propostas para a área da Saúde nos próximos dois anos.
Na abertura da solenidade, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, agradeceu o empenho de todos que se dedicaram ao conselho nos últimos anos e saudou os novos componentes. "O Conselho Municipal de Saúde é de extrema importância porque faz parte da gestão da Saúde no município e discute todos os temas e ações", explicou.
Abe destacou a importância da atuação do conselho para as melhorias na Saúde. "Por mais que a gente faça, e são inúmeros os investimentos, como a implantação da Maternidade Municipal, um novo Complexo de Saúde e uma UPA 24 horas no distrito de Jundiapeba, a Saúde sempre irá figurar entre as principais demandas da população", pontuou.
O prefeito em exercício citou, ainda, o movimento acima do esperado registrado na última segunda-feira no Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi. Foram atendidas 390 crianças, praticamente o dobro da média registrada nos meses anteriores, das quais quase 30% declararam residir em outros municípios.
"Talvez vocês conselheiros possam pensar alternativas para situações como essas. Talvez seja o momento de discutirmos esse aumento de forma mais aprofundada, com apoio da Câmara Técnica do Condemat, buscando alternativas para um problema que é regional", sugeriu.
Entre as atribuições do Conselho de Saúde estão fortalecer a participação e o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; elaborar o Regimento Interno do conselho e outras normas de funcionamento; discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde, dentre outras.