O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promove no dia 22 o 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, iniciativa que coloca em discussão a problemática dos resíduos nas cidades e destaca as ações regionais para a busca das soluções mais sustentáveis. O evento será realizado em Guararema e as inscrições, que são gratuitas, já estão disponíveis no link (https://bit.ly/2usCcue) ou pelo site (www.condemat.sp.gov.br).
Com o tema "Desafio do Lixo - O Ciclo do Consumo", essa segunda edição tem como abordagem principal o reaproveitamento de materiais. Serão expostos painéis com os principais destinos do isopor, plástico, papel, metal e vidro; os avanços e desafios da coleta seletiva e inclusão dos catadores; e experiências de moradores que atuam no movimento lixo zero, além de uma oficina que orientará no reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Os temas serão abordados por empresas e instituições que são referência no assunto, como Ancat, Gerdau, Instituto GEA, Guararecicla, Grupo Alto Tietê, Instituto Itaquareia, Massfix, Meiwa Embalagens, Veolia e Pragma Soluções Sustentáveis.
Outro destaque do 2º Fórum é o painel "Desafios dos resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo", com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. A proposta é a apresentação das propostas da atual gestão para o avanço em soluções nas cidades paulistas. "A solução regional para os resíduos sólidos é prioridade para o atual Conselho de Prefeitos do Condemat e, desde 2017, quando realizamos o 1º Fórum, diversas ações tem sido realizadas com esse objetivo" diz Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.
Paralelo a elaboração do Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, que apontará o modelo mais adequado de destinação final para implantação de uma solução consorciada, os municípios têm atuado na capacitação dos técnicos para os planos municipais e, principalmente, no fortalecimento e ampliação da coleta seletiva. "Este 2º Fórum destacará principalmente os avanços e desafios da região nos resíduos sólidos. Um tema complexo, que gera impactos ambientais e financeiros muito grandes para os municípios e que vem sendo trabalhado permanentemente pelo Consórcio", ressalta Lima, ao citar que a região tem uma produção diária de aproximadamente três milhões de toneladas de resíduos.
O 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê será realizado no Núcleo Ambiental Sinhô Muniz, que fica localizado na Praça Lydia Custódio, região central de Guararema. A programação começa às 9 horas e se estende até as 16h30. Mais informações pelos telefones 4652-3413 ou 4693-8000 (ramal 8070).