A cidade de São Sebastião vai sediar até o próximo domingo a disputa dos 23º Jogos Regionais do Idoso (Jori). Ontem, delegações de diversas cidades do Alto Tietê partiram para o Litoral Norte para participar da competição, como representantes de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. A abertura do evento será hoje, às 13 horas, na Arena Esportiva, localizada na rua da Praia. Logo após, será iniciada a primeira competição da disputa, a de coreografia.
A equipe mogiana viajou no período da manhã, representada por 121 pessoas, entre atletas com mais de 60 anos, dirigentes e funcionários. A delegação disputará as 14 modalidades da competição. Os atletas estarão na luta por medalhas no atletismo, bocha, buraco, coreografia, dominó, dama, dança de salão, malha, natação, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol adaptado masculino e feminino e xadrez.
"Muito mais do que desejar boa sorte e boa viagem, estamos aqui para homenagear nossos representantes por tudo o que desenvolvem e agradecer pelo exemplo que nos dão a cada Jori. A prefeitura continua trabalhando para avançar na qualidade de vida e na longevidade dos mogianos", afirmou o vice-prefeito Juliano Abe (MDB).
A participação de Mogi das Cruzes nos Jori tem o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, de Assistência Social e de Educação, além do Fundo Social. Para oferecer as melhores condições para os representantes mogianos, a prefeitura montou uma estrutura para o alojamento e transporte dos atletas.
No período da tarde, os 90 integrantes da delegação da Melhor Idade de Itaquaquecetuba se concentraram para embarcar para o litoral paulista. Demonstrando muito entusiasmo, os atletas irão participar de 11 modalidades distintas. No ano passado, Itaquá terminou a competição com quatro medalhas de ouro e duas de bronze, com destaque nas provas de atletismo e de dominó.
Um dos mais fortes candidatos para a prova de atletismo é Celso Teverão, de 90 anos, campeão nessa categoria no ano passado. "A gente depende um pouco dos concorrentes que aparece. Eu tenho o mesmo preparo, mas não posso contar com a vitória, mas a gente vai para fazer o máximo", disse o atleta que ainda dá uma lição sobre a competição. "A derrota honesta sem cambalacho não é desonra".
A delegação poaense, com 120 pessoas disputando todas as modalidades, também embarcou ontem. "Desejo sucesso e uma boa viagem aos poaenses. Agradeço o empenho de cada um e que possam representar Poá da melhor maneira possível. Independente de resultados, eles já são vitoriosos e motivo de grande orgulho para nosso município", comentou o prefeito Gian Lopes (PR) durante o embarque dos atletas.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, acompanhado do secretário de esportes Francisco Pereira de Brito, também acompanhou o embarque da delegação de Ferraz de Vasconcelos para São Sebastião. A cidade participa do torneio estadual com uma delegação de 70 pessoas, incluindo atletas e comissão técnica com representantes em diversas modalidades.