O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes interromperá a distribuição de água realizada pela Estação de Tratamento Leste, hoje, para limpeza de reservatório e montagem de estrutura para instalação da terceira bomba da estação elevatória. O serviço será das 5 às 16 horas, mas a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa, devendo ser concluída durante a madrugada de amanhã.
Quem possui caixa d'água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado.
A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua.
Terceira bomba
A instalação da terceira bomba na Estação Elevatória de Água Tratada da ETA Leste é um investimento de
R$ 542 mil para proporcionar uma "reserva estratégica" de funcionamento, mantendo Quando a autarquia faz a manutenção de uma bomba na elevatória, o fornecimento de água é reduzido. De acordo com o Departamento Técnico do Semae, com a bomba reserva, isso não será mais necessário, pois poderá manter o funcionamento pleno da elevatória, com duas bombas.