Cinco escolas e creches municipais que apresentaram problemas por causa das chuvas desta semana estão recebendo serviços de manutenção emergencial no telhado: Hermínia Araki e Noeli Simone da Silva, no Parque Rodrigo Barreto; Isabela Pavani Castilho Cruz, no Copaco; Maria Herbene Patrícia Damasceno, na Chácara São José; e Márcia Poli, no Mirante.
Em todas as unidades o trabalho consiste em reparo ou troca de telhas e limpeza de calhas. Tanto na Noeli quanto na Maria Herbene. Na Hermínia Araki, a manutenção começou ontem e deve levar uma semana, caso não ocorram novas chuvas. Ainda este ano a unidade deverá passar por uma reforma semelhante à realizada na Escola Paulo Freire, atualmente em fase final.
De acordo com informações da empresa Lima de Castro, responsável pela manutenção, na EM Isabela Pavani já foram substituídas 20 das 24 telhas com problemas e o trabalho terminará até o final da próxima semana. Já na Escola Márcia Poli os reparos emergenciais devem levar uma semana. Posteriormente, o telhado da unidade também será trocado.
O prefeito José Luiz Monteiro (MDB) foi até a escola na tarde de ontem e verificou a situação do telhado e das salas de aulas afetadas. "Não podemos deixar estas coisas acontecerem, mas quando acontecem, a nossa obrigação é solucionar", disse.
A troca total do telhado será realizada também na EM Zilda Arns Neumann, no Mirante, cujo processo licitatório está em fase de conclusão. "Choveu nove milímetros entre segunda e quinta-feira desta semana, quase a mesma quantidade de todo o mês de janeiro (12 milímetros) e infelizmente tivemos alguns problemas que estamos solucionando", afirmou a secretária de Educação, Priscila Sidorco.