A sexta edição do Retiro das Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes ocorre hoje, com uma programação que começa às 7h30 e se estende até às 17h30, na Associação Pró-Festa do Divino. Amanhã, às 19h30, será realizada a Missa de Envio, com a celebração do bispo da Diocese de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini.
Estes dois momentos marcam o início da missão evangelizadora das rezadeiras e rezadores, acompanhados de seus auxiliares, na Festa do Divino. "O retiro é um momento de preparação e reflexão. Ao participar dele, estamos indo ao deserto, ao encontro do Sagrado. Somos renovados, aumenta a nossa relação com Ele, o que nos fortalece espiritualmente, nos dá um novo fôlego", observou a festeira Sueli Moraes Braz, que, assim como o festeiro Marcelo Braz e os capitães de mastro Antônio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado, irá participar do retiro.
"O retiro é realizado há seis anos, e é um momento de preparação espiritual para que eles possam semear, em cada família visitada, os dons do Divino Espírito Santo e preparando o caminho para o dia de Pentecostes", explicou a coordenadora Aparecida Marlene Miguel de Barros, a Cida. Ao lado dela, há mais duas coordenadoras, Elizabeth Martins de Godoy, a Beth, e Mônica Mello.
No total, o grupo de rezadeiras e rezadores é composto por 50 pessoas e mais 126 pessoas que atuam como auxiliares. Em 2018, eles visitaram 1.876 casas e evangelizaram 30.641 pessoas. "Cada rezadeira e rezador tem o seu grupo de orações. Elas percorrem os diferentes pontos da cidade, inclusive a zona rural, levando preces e a mensagem do Espírito Santo aos lares dos devotos", comentou Cida Barros.