O esporte inclui muito mais do que as conquistas, os resultados e as glórias. Essa ferramenta de desenvolvimento do ser humano, também valoriza a inclusão social de pessoas que precisam ser inseridas na sociedade. É por isso que as prefeituras do Alto Tietê fomentam cada vez mais a práticas esportivas nas mais variadas camadas da comunidade.
No caso de Mogi das Cruzes, mais de 3 mil jovens estão participando de projetos esportivos diretamente relacionados à prefeitura, sem contar a parcela que utiliza de ações viabilizadas pela administração. Por meio do projeto "Mogi Ativa", que oferece um conjunto de aulas de iniciação em diversas modalidades para crianças e jovens, a cidade chamou atenção pelo trabalho realizado com as crianças e o futsal. Esta vertente trabalha com jovens carentes e organiza visitas para diversos locais de interesse dos pequenos, além das aulas que são ministradas pelos profissionais de educação física. Para o diretor de esportes de Mogi, Luiz Fernando da Silva, ações como essa são essenciais na criação de bons cidadãos. "A formação de atletas profissionais fica em segundo plano em projetos como esse, o que fazemos é dar a oportunidade para a ampliação de horizonte dessas crianças e jovens. A preocupação de toda a Secretaria de Esporte é com o desenvolvimento do cidadão e da cidade", afirmou Silva.
Existem também iniciativas que envolvem um dos esportes mais popular da cidade. O projeto "Mogi Basquete Jovem" realizado duas vezes por semana no bairro de Jundiapeba, atende mais 200 crianças e jovens. Além das atividades em quadras, como a aprendizagem dos fundamentos do basquete, os alunos recebem ajuda para a procura de empregos e recebem visitas de orientadores que ajudam na escolha da profissão.
Já em Suzano, no ano passado, foram 12.528 vagas esportivas oferecidas a pessoas de todas as faixas etárias. De acordo com o secretário da pasta, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, o amplo atendimento à comunidade suzanense foi possível graças ao apoio do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e a dedicação dos professores e equipes das diferentes modalidades oferecidas na cidade. De acordo com a Secretaria de Esportes da cidade, o trabalho desenvolvido é totalmente social e vai envolver 21 modalidades.
Outro município do Alto Tietê que tem projetos voltados ao desenvolvimento social por meio do esporte é Poa. Segundo a Secretaria de Esporte do município, o objetivo é contribuir para a formação do cidadão e também favorecer o desenvolvimento da comunidade. A Secretaria conclui afirmando que o acesso ao esporte também é uma forma de diminuir a exposição dos jovens aos riscos sociais.
*Texto supervisionado pelo editor.